Aprender a meditar?

Pense em si, aprenda a meditar e mude a sua vida para melhor. Conheça as formas perfeitas para relaxar e traga as boas energias até si!

Qual é o objetivo?
Provavelmente existem tantas razões para a meditação, como existem formas de praticá-la. Todas as pessoas pensam que o objetivo da meditação é lidar com o stresse. Mas o objetivo é, na verdade, “sintonizar” – para “destressar”, e também para encontrar a paz.

É religioso?
Se não é religioso, é certamente espiritual. Práticas que poderiam ser consideradas cultura meditativa em cada tradição religiosa: no Islão, a repetição dos 99 nomes de Deus e os cinco atos diários de oração; no Cristianismo, meditando na lei (Josué 01:08) e as formas de oração; em Hinduísmo, todas as práticas de yoga, desde as posturas (asanas) até ao controlo da respiração (pranayama).

Mas, apesar de prática meditativa tender a enfatizar a ligação com o espírito, pense nela mais como um despertar para a vida ou como uma forma de ganhar um forte conhecimento sobre si mesma.

Uma pesquisa realizada com monges budistas que estiveram em meditação durante 15 a 40 anos mostrou que, enquanto meditavam sobre a compaixão, os seus cérebros geraram os raios gama mais intensos (onda associada com o funcionamento do cérebro e com o pensamento superior) nunca vistos num cérebro humano normal. Contudo, a área mais intensa da atividade foi o córtex pré-frontal esquerdo, a área associada com a felicidade e os pensamentos positivos.

Vamos a isso!
Sente-se calmamente com os olhos fechados. Coloque o seu foco de atenção na ponta do seu nariz. Inspire e expire normalmente, e sinta o fluxo de ar através de suas narinas. Pense na sua respiração como uma leve nuvem de luz dourada. Sinta a energia suave a ser transportada pela sua respiração. Sinta-se relaxada, sem forçar. Vai acontecer naturalmente!

O timing perfeito
Os benefícios são mais evidentes com a prática regular: encontre um espacinho nos seus dias para que possa comprometer-se durante cerca de 30 minutos, sem barulho ou interrupções. Para a maioria de nós, o melhor é acontecer logo de manhã ou à noite – mas pode ser à hora de almoço.

Sente-se confortavelmente
Cruze as pernas, estique-as à sua frente – o que mais lhe convier. Sentar-se numa almofada pode ajudar. No entanto, é importante manter as costas direitas.

A regularidade do exercício e manter as costas direitas são fatores fundamentais.


APROPOS NASO (Spray nasal - 25 ml)


APROPOS NASO (Spray nasal - 25 ml)

Apresentação:
DISPOSITIVO MÉDICO - Embalagem com 25 ml com spray

Ingredientes:
Extrato de Própolis, Soro fisiológico microbiologicamente puro, Óleo essencial de
Eucalipto, Óleo essencial de Niauoli, Polissorbato 80, Metilparabeno.
Não contém gás nem cânfora.

Modo de usar:
Aplicar 1 ou mais nebulizações em cada narina, de quatro a seis horas.

Precauções:
Não deve ser utilizado por via oral. Manter fora do alcance das crianças. Guarde em lugar fresco e seco.
Evitar a exposição do produto a fontes de calor localizadas, aos raios solares e ao contacto com a água. A data de validade refere-se ao produto correctamente conservado.

Recomendações de uso:
O Apropos Naso spray promove uma ação descongestionante libertando de uma forma natural as fossas nasais e elimina as dificuldades de respiração pela redução das secreções excessivas. O produto hidrata a mucosa nasal dando uma sensação de nariz desentupido. Para nariz entupido e irritado.

Café diminui até 25% risco de diabetes tipo 2


Em Portugal estima-se que haja mais de mil portadores de diabetes tipo 2

29 de outubro de 2013 - 10h58

O consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, sustenta um estudo apresentado pelo Instituto de Informação Científica sobre Café.

Os resultados foram apurados na sequência de um teste oral de tolerância de glucose, envolvendo 12 gramas de café descafeinado, um grama de ácido clorogénico e 500 miligramas de trigonelina (um placebo). O ácido clorogénico e a trigonelina reduziram as respostas iniciais de glucose e insulina, sustentando o efeito benéfico do café.

Teresa Ruivo, gestora do Programa Café & Saúde em Portugal, salientou as “duas teorias que sustentam esta conclusão”: “o facto da cafeína estimular o metabolismo e aumentar o gasto de energia e o papel decisivo dos componentes do café ao equilibrarem os níveis de glucose dentro do corpo”.

A especialista, citada pelo portal RCM Pharma, acrescentou que “os consumidores de três a quatro chávenas diárias têm menor risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2 quando comparados com indivíduos que bebem até duas chávenas de café por dia ou não bebem de todo”.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, a diabetes afeta mais de 371 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,3 por cento da população mundial.

O mais grave, para os especialistas, é que mais de metade destas pessoas ainda não sabe que tem diabetes. Em Portugal, a tendência é semelhante: dos mais de mil portadores de diabetes (com idades entre os 20 e os 79 anos), menos de metade ainda não conhece o diagnóstico.

Fonte: saude.sapo.pt

O sistema imunitário

O sistema imunitário é o mecanismo de defesa do corpo - o exército com o qual o corpo se protege contra organismos causadores de doenças, como os vírus, as bactérias ou os fungos, conhecidos como agentes patogénicos. As tropas que constituem este exército são vários tipos de glóbulos brancos, produzidos na medula óssea. Quando funciona bem, o sistema imunitário está constantemente em alerta para nos proteger de infecções, infestações e invasores de uma forma geral.

Como funciona?

Um agente patogénico invasor tem de ultrapassar vários obstáculos para conseguir infectar o corpo. Primeiro, o agente patogénico tem de penetrar na barreira externa da pele, ou sobreviver ao ácido gástrico, se entrar pelo tracto digestivo. As passagens nasais podem parecer uma boa rota de entrada, mas segregam um muco que apanha e expele a matéria patogénica. A saliva e as lágrimas contêm enzimas antibacterianas para neutralizar os agentes patogénicos que tentam entrar através da boca ou dos olhos. Os agentes patogénicos que passam a barreira das enzimas salivares e do ácido gástrico, ainda têm de lutar contra o muco gastrointestinal, que consegue capturá-los e expeli-los. Adicionalmente, o intestino contém mais de 70% da totalidade de células imunitárias do corpo, que procuram e destroem agentes patogénicos que conseguiram passar pela boca e pelo estômago. Qualquer matéria patogénica que entre na corrente sanguínea através do tracto digestivo terá de percorrer o fígado, onde existem mais células imunitárias para lidar com ela. Se um agente patogénico conseguir passar por todas estas defesas e infectar células de tecido, é desencadeada uma resposta imunitária. • As células danificadas pedem ajuda (libertando químicos como a TNF-α, que atraem as células imunitárias). • As células imunitárias surgem e identificam o agente patogénico como mau/hostil para o corpo e chamam mais tropas que atacam e idealmente matam o agente patogénico. Os sintomas deste ataque são uma temperatura mais elevada, cansaço e algumas dores, glândulas linfáticas ligeiramente inchadas e possivelmente corrimento nasal. • O sistema imunitário pode também criar um anticorpo para esse agente patogénico. Um anticorpo é semelhante a algemas personalizadas, que se agarra ao invasor e permite que as tropas alertadas o localizem e matem. O anticorpo permanece no sistema, pronto a utilizar se aquele invasor específico surgir novamente.

Se o seu sistema imunitário estiver a funcionar bem

Não será vítima de todos os invasores que o rodeiam
Irá combater as infecções com bastante facilidade
 • Não estará constantemente com prurido e a espirrar
 • Sentirá um bem-estar geral

 Se tiver um sistema imunitário perfeitamente funcional, aquando da exposição a um invasor, conseguirá expulsá-lo rapidamente e os sintomas, como o aumento de temperatura, não durarão muito tempo. E se não estiver apto para o trabalho? Um sistema imunitário débil dificulta a tarefa de combate à infecção por vírus, bactérias ou fungos.O sistema imunitário demorará mais tempo a detectar e vencer o invasor, por isso os sintomas como o aumento de temperatura, as glândulas inchadas, a garganta inflamada, o catarro, etc. surgirão com maior frequência.

O que poderá causar a debilidade do sistema imunitário?

Dieta desequilibrada
Consumo excessivo de alimentos gordos
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Tabagismo
Stress e depressão • Dormir pouco

Suplementos naturais para fortalecer o sistema imunitário
- BIO BRAN (30 SAQUETAS)