1 – Prolongue a sua vida
Os dez bilhões de células que existem no corpo estão sob o ataque constante de radicais livres. Estes agentes prejudiciais para o ambiente podem acelerar o envelhecimento e destruir células vitais do organismo mais rapidamente do que podem ser substituídas. O Goji é conhecido como “a fruta da longevidade”. Os polisacáridos únicos das suas moléculas principais e os seus poderosos antioxidantes constituem uma defesa contra o envelhecimento prematuro e combatem os danos provocados pelos radicais livres.

2 – Aumento de energia e de força
Classificado como um dos principais adaptogénios da Ásia, o Goji aumenta a resistência e a tolerância ao exercício físico. Ajuda a vencer o cansaço e a recuperar-se de uma doença.

3 – Veja-se e sinta-se mais jovem
O Goji estimula a glândula pituitária a libertar a hormona do crescimento humano (GH), a hormona da juventude. Os seus benefícios são vários e incluem: redução da gordura corporal, melhora o sono, melhoria da memória, cicatrização mais rápida e aspecto mais juvenil.


4 – Diminui a sua tensão arterial
A tensão arterial alta sem controlo pode causar um ataque cardíaco, uma falha cardíaca e/ou uma insuficiência renal. É por isso que q tensão alta se pode chamar de “assassino silencioso”. Um estudo de investigação realizado em 1998 demonstrou que a tensão arterial alta poderia ser reduzida pelos polisacáridos da molécula principal do Goji.

5 – Prevenção do cancro
O Goji é uma das únicas espécies de plantas no mundo que contem o mineral anticancerigeno germânio. Os seus antioxidantes e polisacáridos únicos podem deter as mutações genéticas que podem dar origem ao cancro. Alguns cientistas consideram que Goji pode ser um suplemento especialmente benéfico para prevenir o cancro hepático, dado que protege o fígado, e sendo este o principal órgão desintoxicante.

6 – Mantém níveis saudáveis de colesterol
O Goji contém beta-sitosterol, o que provoca a diminuição dos níveis de colesterol, segundo já se demonstrou. Os seus antioxidantes evitam que o colesterol oxide e se formem placas nas artérias. Os flavonoides do Goji ajudam a manter as artérias abertas e em bom funcionamento.

7 – Equilibra o açúcar no sangue e controla a diabetes
O Goji é utilizado na China desde há muitos anos como tratamento da diabetes em adultos. Comprovou-se que os seus polisacáridos ajudam a equilibrar o açúcar no sangue e a resposta à insulina. Também contém betaína que pode prevenir a doença do fígado gordo e os danos vasculares que se observam geralmente em pessoas com diabetes.

8 – Aumento a libido e a função sexual
A baga de Goji é venerada como um dos principais tónicos sexuais em forma de planta, de toda a medicina asiática e é lendária por contribuir para acender paixões. Estudos científicos modernos demonstraram que o Goji aumenta de forma significativa os níveis de testosterona no sangue e em consequência, aumenta a libido tanto nos homens como nas mulheres.

9 – Perda de peso
Um estudo levado a cabo na Ásia, sobre como combater a obesidade demonstrou que os polisacáridos do Goji reduzem o peso corporal ao melhorar a transformação do alimento em energia em vez de gordura.

10 – Alivie os seus enjoos e dores de cabeça
Na medicina chinesa tradicional, diz-se que os enjoos e das dores de cabeça têm origem em certas deficiências no Yin (essência vital) e no Yang (função) nos rins. O Goji é uma das plantas mais utilizadas para recuperar o equilíbrio do Yin/Yang.

11- Durma melhor
Desde há muito tempo que se utiliza na Ásia, o Goji para tratamento natural das insónias. Em vários grupos de estudos médicos realizados com pessoas mais velhas, quase todos os pacientes que tomaram Goji disseram ter uma melhor qualidade no sono.

12 – Melhore a visão
Desde a antiguidade que as bagas de Goji são muito populares na China pelas suas propriedades de melhorar a visão. Têm a capacidade de reduzir o tempo que a vista necessita para se adaptar à escuridão. Também melhora a visão em ambientes com luz ténue. Os pontos cegos reduzem-se em doentes que o tomarem. São poderosos carotenoides antioxidantes também podem protege-lo contra a degeneração macular e cataratas.

13 – Fortaleça o coração
O goji contém ciperone, um sesquiterpeno benéfico para o coração e tensão arterial. As suas antocianinas ajudam a conservar a força e a integridade das artérias coronárias.

14 – Iniba a peroxidação de lípidos
O colesterol outros lípidos sanguíneos podem tornar-se mortais quando reagem no organismo para formarem os lípidos peróxidos. O sangue pode causar uma doença cardiovascular, ataques cardíacos, aterosclerose e apoplexia. O goji aumenta os níveis de uma enzima importante no sangue que inibe a formação de lípidos peróxidos perigosos.

15 – Resista às doenças
Tem-se atribuído um papel importante ao radical livre superoxido no aparecimento e aumento das doenças humanas. O superoxido é neutralizado no organismo por uma enzima superoxido dismutase (SOD), cuja produção, com os anos, é cada vez menor. Em qualquer idade, as tensões da vida diária, podem ultrapassar a capacidade do corpo de produzir SOD suficiente, para se resguardar de doenças. Demonstrou-se que tomar goji tem como resultado um surpreendente aumente de 40% da enzima SOD.

16 – Melhore a resposta imunológica
O sistema imunológico constitui “as forças armadas” do organismo. Mais de 40 anos de investigação revelaram a capacidade do goji regular a imunidade, ao dirigir e controlar muitas das importantes funções de defesa do organismo. Os polisacáridos do goji melhoram e equilibram a actividade de todos os tipos de células imunes.

17 – Proteja o seu valioso DNA
O DNA é a substância química mais importante do corpo. Leva uma cópia de todas as características herdadas dos seus antepassados e também garante a sua substituição à medida que necessitem, os seus dez bilhões de células se reproduzam fielmente como duplicados exactos e sãos. A exposição a substâncias químicas, contaminantes e radicais livres pode causar danos e rupturas no DNA, o que poderá dar origem a mutações genéticas, cancro e inclusivamente a morte. Os polisacáridos da molécula principal.

18 – Iniba o crescimento de tumores
A interleuquina – 2 (IL-2) é uma citosina importante (proteína celular) que induz potentes respostas contra os tumores numa variedade grande de cancros. Através de estudos chineses, comprovou-se que os polisacáridos do goji melhoram a produção da IL-2. Nos Estados Unidos, a IL-2 estudou-se como factor promotor da imunidade desde 1983, e utilizou-se em alguns tipos de cancro e infecções com HIV. O goji tem também a capacidade de causar a morte de células tumorais ao induzir a apoptose, um processo no qual as células cancerígenas se dividem e se multiplicam.

19 – Reduza os efeitos tóxicos da quimioterapia e da radiação
Num estudo, comprovou-se que o goji melhora os efeitos da radiação utilizada para combater o cancro de pulmão, o que permite reduzir as doses. Outra investigação indica que o goji pode protege-lo de certos efeitos secundários nocivos da quimioterapia e da radioterapia.

20 – Fortaleça o seu sangue
O goji é conhecido pelas suas propriedades de produção e rejuvenescimento do sangue. Num estudo, feito ao sangue de pessoas mais velhas, reverteram o seu estado a um significativamente mais jovem. Noutra prova, os flavonoides do goji protegeram os glóbulos vermelhos vitais contra os danos dos radicais livres. Como também se tem utilizado o goji numa série de ensaios clínicos recentes para tratar deficiências da medula óssea.

21 – Melhore a contagem dos linfocitos
Um linfocito é parte integrante de um grupo de glóbulos brancos, células de vital importância para a parte adaptativa do sistema imunológico. A porção adaptativa do sistema imunológico monta uma defesa à medida, quando organismos invasores perigosos penetram as defesas gerais do organismo. O goji aumenta a contagem de linfócitos e ajuda a activá-los quando o organismo está a ser atacado.

22 – Combata a inflamação e a artrite
Durante os últimos 20 anos, investigações científicas exaustivas demonstraram que, em casos de inflamação crónica e aguda, há uma produção tal do radical livre superoxido que supera a capacidade do sistema de defesa da enzima SOD do organismo para o eliminar. Um desequilíbrio desta natureza provoca dor e danos nas articulações e nos tecidos. O goji pode recuperar o equilíbrio da enzima anti-inflamatória SOD.

23 – Proteja o seu fígado
O goji contém um novo cerebrósido que segundo se comprovou, protege as células hepáticas até tóxicos hidrocarbonetos clorados.

24 – Trate os seus sintomas da menopausa
Na medicina tradicional chinesa, muitos sintomas da menopausa são atribuídos a uma deficiência do Yin nos rins. Durante séculos, o goji foi o tónico para o Yin que mais se utilizou para recuperar o equilíbrio hormonal.

25 – Previna as náuseas matinais
Na China é comum que as mulheres grávidas utilizem o goji em forma de chá quente para prevenir as náuseas matinais durante o primeiro trimestre de gravidez. Este chá contém um remédio rápido e eficaz. Pode-se substituir, utilizando duas onças de sumo de goji de alta qualidade e água quente.

26 – Melhora a fertilidade
Desde há muito tempo, que os médicos asiáticos utilizam o goji para tratar a infertilidade, tanto de homens como de mulheres. Diz-se que o goji tem uma capacidade única de restabelecer o jing (essência reprodutiva) nas mulheres. Nos homens comprovou-se que os polisacáridos do goji aumentam o tempo de vida dos espermatozóides e também são potentes inibidores da degradação estructural e da morte das células testiculares, causada pelo stress.

27 – Fortaleça músculos e ossos
O goji facilita a segregação da hGH, que é responsável por muitas funções importantes de manutenção, reparação e desenvolvimento do corpo. Estas incluem a produção de tecido muscular magro e a incorporação do cálcio nos ossos e nos dentes.

28 – Apoie a sua saúde renal
Na medicina tradicional chinesa, considera-se que os rins são os órgãos vitais mais importantes e acredita-se que controlam o cérebro e outros órgãos. Considera-se que o bom funcionamento dos rins é fundamental para a sobrevivência. O goji tem a sua bem merecida reputação de super tónico renal, já que influencia tanto o Yin como o Yang.



29 – Melhora a memória
O goji é o principal “tónico cerebral” na Ásia. Contém betaína, que no organismo se converte em colina, uma substância que melhora a memória e a capacidade de recordar.

30 – Alivia a tosse seca crónica
Os erbalistas chineses utilizam o goji, sozinho ou junto com outras ervas, para aliviar a tosse seca e a respiração ofegante.

31 – Diminui a ansiedade e o stress
Como adaptogéneo, o goji ajuda o organismo a adaptar-se e ultrapassar o stress. Dispõe de reservas de energia necessária para o ajudar a ultrapassar qualquer que seja a dificuldade.

32 – Ilumine o seu espírito
Diz-se que o consumo contínuo de goji propicia uma atitude alegre. Na Ásia baptizou-se o goji de “baga da felicidade”.

33 . Melhore a digestão
Desde há muito tempo que o goji é utilizado no tratamento da gastrite atrófica, uma debilidade digestiva causada por uma actividade reduzida das células do estômago. O goji só por si é de fácil digestão, em especial se se ingere em forma de suco, obtendo-se uma alta biodisponibilidade.